BEM-VINDO AO APROXIMANDO DISTÂNCIAS

Um projeto da GOL, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de valorizar a cultura, dar visibilidade e fortalecer os pequenos produtores do nosso país. Aqui, você vai poder conhecer suas histórias, técnicas, tradições e ainda comprar seus produtos direcionando o valor da compra diretamente para cada produtor.

Visite as lojas virtuais, assista às vídeo-aulas e boa viagem.

Compre por região

Descubra

Gol Turismo

A CULTURA BRASILEIRA DENTRO DA SUA CASA

Entre na casa e no ateliê de grandes artesãos, cozinheiros e empreendedores locais que preservam e reinventam técnicas e saberes tradicionais brasileiros. Dos artesanatos dos índios Terena, no Pantanal às centenárias panelas de Goiabeira, no Espírito Santo, passando pela culinária de rua carioca e pelos segredos terapêuticos das ervas amazonenses.

O Brasil é rico em produtos típicos que conquistaram o status de tradição. Aqui você pode percorrer o país virtualmente, descobrir personagens fascinantes, pequenos artesãos e adquirir seus produtos com um clique.

  • Como preparar o mate que te transporta para a praia de Ipanema

    O mate dele é disputado nas areias cariocas. Aprenda com Junior Tubarão os segredos da bebida que mais bomba na orla da cidade maravilhosa.
  • O que acontece quando uma carioca reinventa um prato típico nordestino

    Bárbara dos Santos, a Nêga do Caldo, é uma das estrelas da gastronomia de rua carioca. Conheça sua particular releitura de um dos mais tradicionais pratos nordestinos.
  • O que todo panderista principiante deve saber

    Nas noites da Lapa ele está em toda parte. O pandeiro é um ícone da música carioca. Aprenda os primeiros toques com Pedro Manhães, uma jovem revelação das rodas de samba.
  • Como os discos podem se tornar seus melhores amigos na quarentena

    Aprenda tudo sobre vinis e seus rituais com o colecionador Ramiro Zwetsch, dono de uma das lojas de discos mais procuradas de São Paulo.
  • Aprenda a fazer um grafite na sua parede com um artista do Batman

    Agite a sua lata de tinta e prepare-se para fazer os primeiros traços com os ensinamentos de Prozak, um artista do autêntico grafite paulistano.
  • Imagawayaki, um segredo da culinária japonesa em São Paulo

    Na barraca de sua família, no bairro da Liberdade, Silvia Maeda vende o mesmo doce há 40 anos. Saiba como ela faz o famoso imagawayaki.
  • Preparando moqueca em uma panela de barro com 4 séculos de tradição

    A legítima moqueca capixaba precisa ser feita em uma panela de barro tradicional. A paneleira Berenícia Corrêa te ensina todos os macetes dessa iguaria do Espírito Santo.
  • Ele deu um toque a mais no tradicional pão de queijo mineiro e vai te contar tudo

    Quem já foi à Pão de Queijaria, em Belo Horizonte, sabe que lá o pão de queijo é coisa séria. O mineiro Lucas Parizi desvenda os segredos dessa delícia imbatível.
  • Os segredos do trançado da fibra explicados por um de seus maiores mestres

    Juão de Fibra investiu tudo no sonho de aprender a dominar diversos tipos de trançados. Conheça algumas das técnicas criadas por esse grande artista.
  • Os segredos da bala de banana que já viajou o mundo todo

    A família de Maristela Mendes transformou um doce antigo e tradicional em uma receita de sucesso, movimentando toda a cadeia de produtores locais.

FAQ

  • O projeto Aproximando Distâncias nasce em linha com o propósito da Companhia aérea, de “Ser a Primeira Para Todos”. O intuito neste primeiro momento é aproximar a sociedade das comunidades que dependem do turismo para se manterem, mas o projeto terá continuidade mesmo após a pandemia. Nessa plataforma, estamos dedicados à promoção da arte e da cultura brasileira. São 25 artistas, inicialmente, reunidos aqui para expor e vender sua arte oferecendo ao Brasil o que o público só poderia ter acesso viajando pelas diferentes regiões. O projeto não tem fins lucrativos para a GOL, somente para os artistas.

  • Aproximando Distâncias reúne conteúdo e e-commerce em um só canal. Procuramos levar até você uma curadoria cuidadosa produtores e de produtos comercializados que vão desde obras de arte regionais e alimentos típicos, grafite, cestaria, vasos, bijuterias, panelas de barro, bonecas de pano, conserva de pimenta e bala de banana, entre outros. Os itens serão entregues via Correios e outros vendidos por meio de vouchers, onde os compradores adquirem pelo site e têm seis meses para retirar no local escolhido pelo vendedor.

  • O objetivo da GOL em apoiar o projeto é promover, apoiar e dar visibilidade às diversas artes e culturas locais pelo Brasil. No início também é aproximar toda a sociedade das comunidades que dependem do turismo para se manterem. Porém, a loja virtual terá continuidade mesmo após a pandemia.

  • Assim que a compra for feita na plataforma, os itens serão ser entregues via Correios, e voucher, onde os compradores adquirem pelo site e têm até um ano para retirar a compra no local escolhido. Os custos do frete e o prazo serão calculados de acordo com o CEP e ficam por conta do comprador. É importante lembrar que alguns dos trabalhos são feitos sob demanda, ou seja, o prazo será mais longo do que o habitual com produtos similares industrializados. É importante na hora da compra no site, checar a data de entrega do artesão.

  • O artista/artesão fica com o valor que ele cobra pelo produto, integralmente. Há uma pequena taxa de administração do serviço, que é paga pelo comprador. Lembramos que a GOL não tem nenhum lucro. A Companhia é responsável apenas pelo gerenciamento da plataforma e apoia e divulga o trabalho dos artesãos.

  • Aos artesãos que vendem produtos a preços muito baixos, procuramos sempre orientá-los a montar kits para que fique mais atrativo. Também oferecemos a venda por meio de voucher para que os compradores optem por retirar sua compra pessoalmente, dentro do período estabelecido.

  • A plataforma tem um espaço para a inscrição de novos artistas/artesãos. Ao registrar o interesse, ele deve aguardar um retorno dos responsáveis --ainda não há prazo definido para quando isso irá acontecer--, e após a aprovação será instruído sobre sua entrada no Aproximando Distâncias. A única regra é que o produto oferecido seja artesanal e que tenha ligação com a cultura brasileira.

  • Os projetos serão avaliados à medida que forem inscritos por profissionais com conhecimento nas áreas envolvidas. O principal fator é o interesse em participar e garantir qualidade e entrega.

  • Podem ser de qualquer área (artesanato, grafite, música, pinturas, alimentos etc.). Os que forem perecíveis podem ser adquiridos por meio de vouchers e usados em até um ano diretamente no fornecedor. A única regra é que o produto seja 100% artesanal e tenha ligação com a cultura brasileira.

  • A ação é voltada para a promoção da arte brasileira, sem fins lucrativos por parte da GOL, que está assim apoiando a visibilidade de pessoas que vivem do turismo..

Gol Turismo